CÁLCULOS URINÁRIOS

Os cálculos urinários estão localizados principalmente nos rins e ureteres e mais raramente, na bexiga.

O principal sintoma dos cálculos renais e ureterais é a cólica nefrética. Se caracteriza por forte dor nas costas, geralmente de início abrupto, associado ou não com dor testicular nos homens ou dor vaginal nas mulheres. Usualmente tal dor é constante, não melhorando com a mudança de posicionamento do paciente. Além disso, náuseas, vômitos, urina escura e até febre acompanham o quadro.

Até cerca de 15 anos atrás, cólica renal era sinônimo de sofrimento tanto pela própria dor quanto também devido ao tratamento empregado para livrar o paciente do cálculo. Os pacientes eram obrigados a esperar um longo tempo na esperança de o cálculo ser eliminado espontameamente ou, nos casos mais complicados, eram submetidos a cirurgias abertas com grandes incisões para a retirada das pedras. Tais cirurgias acarretavam o afastamento dos pacientes de suas atividades normais por um longo período (cerca de 2 meses), além da intensa dor pós-operatória e do resultado estético muito ruim.

Atualmente é muito raro a necessidade de se ter que operar o paciente pela via aberta. Atualmente, tais cálculos são tratados por procedimentos chamados endourológicos (endourologia) ou através de fragmentação externa por ondas de choque. Tais tratamentos resolvem os problemas dos cálculos, de forma prática, rápida, indolor, com excelente resultado estético, com alta hospitalar precoce e principalmente, permitindo o retorno do paciente às atividades habituais rapidamente.

Para cálculos dentro do rim com menos de 2 centímetros e cálculos localizados no ureter superior, o tratamento adequado é a litotripsia extracorpórea. Porém, cálculos renais com mais de 2 cm, o tratamento de eleição é a cirurgia renal percutânea (endourologia).

Para os cálculos localizados no ureter médio e inferior, o tratamento de eleição é a ureteroscopia (endourologia).

Cálculo Renal

Cálculo Ureteral

Cirurgia aberta para tratamento de doenças nos rins ou adrenais

Visão cirúrgica do rim na cirurgia aberta