CÂNCER DE PRÓSTATA

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde, mostram que o câncer de próstata já é o segundo câncer mais comum em homens, precedido apenas pelas neoplasias de pele não-melanomas.

Pior do que isto é o fato que o câncer prostático hoje representa a segunda causa de mortes por câncer no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer do pulmão. Houve um aumento na taxa de mortalidade por esta doença de 139% entre os anos de 1979 e 1999. Os principais fatores envolvidos com o aparecimento do câncer prostático são os fatores hereditários, a disfunção hormonal, as influências do meio ambiente e a ingestão de alimentos ricos em gorduras.

Não existe até o presente momento, uma forma definitiva para a prevenção do câncer de próstata. Assim, é primordial o exame rotineiro da próstata (check-up da próstata) para fins de detecção precoce e tratamento curativo adequado.

Na fase inicial do câncer prostático, praticamente não existe sintoma específico, o que muitas vezes contribui para o não comparecimento do homem ao consultório urológico para a realização do exame preventivo. Isto é muito importante, pelo fato de ser exatamente nesta fase que existe uma maior chance de cura com a instituição do tratamento apropriado. A cirurgia (prostatectomia radical) é o tratamento mais indicado mundialmente para o tratamento dos tumores em estágios iniciais, pois este método apresenta uma taxa de cura de cerca de 85% ao final de 10 anos de seguimento.

A radioterapia pode ser realizada pelo método externo convencional ou pelo implante de sementes radioativas dentro da próstata (braquiterapia). Dados recentes mostram que a taxa de cura em 10 anos de seguimento com este método são de apenas 60-65%. A prostatectomia radical aberta é realizada através de uma incisão com cerca de 20cm que vai desde a cicatriz umbilical até próxima a base do pênis.


Voltar
image

Resultado estético na cirurgia aberta para o tratamento do câncer de próstata

image

Resultado estético na cirurgia laparoscópica para o tratamento do câncer de próstata