LAPAROSCOPIA E CIRURGIA ROBÓTICA

A palavra laparoscopia significa olhar dentro do abdome com uma lente de grande aumento, através de pequenas incisões na parede abdominal. A imagem é transmitida por uma fibra ótica a um monitor de TV com alta nitidez e grande aumento da imagem (aumento médio de 20 vezes).

Assim, é possível operar o paciente sem fazer grandes incisões abdominais, obtendo-se os mesmos resultados funcionais da cirurgia aberta, além de acarretar um baixíssimo trauma cirúrgico para o paciente, causando quase nenhuma dor, alta hospitalar e retorno às atividades precocemente e excelente resultado estético.

A laparoscopia já era muito empregada por outras especialidades, mas teve um grande impulso na urologia a partir de 1990, quando foi realizada a primeira retirada de um rim (nefrectomia) por esta técnica.

Atualmente, praticamente todas as cirurgias urológicas podem ser feitas pela via laparoscópica pura ou pela via laparoscópica auxiliada com o robô (cirurgia robótica). As mais comuns são:

CIRURGIAS NO ANDAR SUPERIOR DO ABDOME:

- Rim: nefrectomias para doenças malignas e benignas, nefrectomias parciais, nefrectomias do doador renal vivo, pieloplastias, outras;

- Adrenal: adrenalectomias para várias patologias;

CIRURGIAS NO ANDAR INFERIOR DO ABDOME

-Próstata: prostatectomias radicais (câncer de próstata) e para doenças benignas (HPB);

-Linfonodos: linfadenectomias ilíacas e retroperitoneais;

-Bexiga: cistectomias, fístulas, diverticulectomias, reimplante uretero-vesicais;

-Na uroginecologia: fístulas vésico-vaginais, procedimentos para cura de incontinência urinária, outros;

-Testículos: testículos criptorquídicos

-Outras indicações