VARICOELE

Infertilidade conjugal é definida como a falta de gestação após 12 meses de tentativas regulares (2-4 relações sexuais por semana), sem o uso de métodos contraceptivos. Todo casal infértil deve ser investigado em conjunto, por equipes multidisciplinares.

As principais causas nas mulheres são: problemas na ovulação (35%), obstrução tubária (35%), endometriose (20%), outras (10%). As causas principais nos homens são: sem causas aparentes (48,5%), sêmen alterado idiopático (26,4%), varicoceles (12,3%), infecções (6,6%), imunológicos (3,1%), outros.

O fator masculino isolado ou em associação com o fator feminino, está presente em cerca de 50% dos casos. A varicocele se caracteriza pela dilatação das veias do plexo pampiniforme que drenam o sangue dos testículos e é a principal causa detectável de infertilidade masculina. O sangue acumulado dentro do testículo causa um aquecimento testicular, lesando as células dos túbulos seminíferos, onde os espermatozóides são produzidos. Além disso, este sangue acumulado é pouco oxigenado, prejudicando mais ainda a produção dos espermatozóides.

O diagnóstico é feito através do exame físico, ultrasom doppler e espermograma. Assim, as principais consequências das varicoceles são dor testicular, diminuição na produção dos espermatozóides e atrofia testicular. Nestes casos o tratamento indicado é o cirúrgico com a ligadura das veias dilatadas do plexo pampiniforme. A infertilidade masculina também pode ser classificada como obstrutivas e não-obstrutivas. Nas obstrutivas, as causas mais comuns são: pós-vasectomia, agenesia dos deferentes, obstrução do ducto ejaculador e iatrogênicas. São tratadas de acordo com a patologia causadora e/ou com punção de epidídimo. Dentre as causas não-obstrutivas (falência testicular), as mais comuns são: centrais (TU hipófise, S. Kallmann, outras) e testiculares (varicoceles, pós-orquite, microdeleções do cromossomo Y, pós-torção testicular, outras).